QUEM SOMOS

O Instituto Angolano de Normalização e Qualidade - IANORQ, é um instituto público, dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa financeira e patrimonial, responsável pela execução da política do Executivo no domínio da promoção, organização e desenvolvimento do Sistema Angolano da Qualidade, bem como o asseguramento da realização da política nacional da qualidade. 

O IANORQ está sujeito à superintendência do Ministério da Indústria. (aceder a página do MIND)  O IANORQ foi criado a 25 de Outubro de 1996, pelo Decreto n.º 31/96 do Conselho de Ministros, publicado no Diário da República n.º 45, I Série. Este Decreto foi revogado “na parte que o contrarie” pelo Decreto Executivo conjunto n.º 44/05 de 11 de Abril, e é regido pelo Estatuto Orgânico, aprovado pelo Decreto Presidencial N.º 103/15, de 12 de Maio, pelas Normas legais aplicáveis às regras de criação, estruturação e funcionamento dos institutos públicos e pela demais legislação em vigor no País. 

Entre outras atribuições, compete ao IANORQ, representar os interesses nacionais junto de entidades regionais e internacionais de normalização, metrologia, avaliação da conformidade e certificação e de outros sistemas de qualificação que lhe forem superiormente atribuídos. 

ORGANOGRAMA DO IANORQ

A NOSSA HISTÓRIA

1996
Início de Actividades
Aos 25 de Outubro de 1996 foi criado o orgão denominado Instituto Angolano de Normalização e Qualidade - IANORQ, sob supervisão do Ministério da Indústria.
2003
Laboratório Metrologia
Um laboratório de Metrologia para calibragem de instrumentos de medição foi inaugurado aos 20/05/2003, como resultado de uma parceria entre o IANORQ e o Instituto Português da Qualidade (IPQ).

 

2017
Criação de Nova Norma
Elabora uma norma angolana de cigarros denominada "Pr NA-2017 - Cigarros - Especificações", numa iniciativa da Comissão Técnica (CT 13) Tabaco e Produtos.

Contactos

© 2019 IANORQ - Instituto Angolano de Normalização e Qualidade  | Desenvolvido pela Akweno